Sensei Angelo Villaça

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Campeonato Europeu por Equipe 03 de outubro 2009!

Talvez o Judô possa comemorar um novo evento olímpico nos Jogos Olímpicos. A FIJ está em conversa com o COI tentando incluir um evento por equipe como um adicional nos Jogos Olímpicos. A FIJ tem  fornecido informações e estatísticas sobre o evento de equipes, e sugeriu que o número ideal para um evento como esse seria de cinco participantes por equipe, ao em vez de sete.

Para apoiar esta campanha, a UEJ decidiu confirmar a esta fórmula, durante o "European Open Championships".

Próximo fim de semana em Miskolc (HUN) alguns dos melhores lutadores europeus vão participar no Campeonato Europeu. No ano passado, em Moscou, a equipe da Rússia venceu a competição na categoria masculino e a França venceu na categoria feminino, ambos com sete integrantes por categoria.

A Geórgia também tem uma forte história com três títulos europeus durante os últimos 7 anos (2002, 2003, 2007).

As mulheres francesas têm sido sempre dominante na Europa, não apenas vencendo cinco das últimas sete edições, mas ganhar 17 títulos desde o início, em 1985 (24 edições).

A equipe da Hungria nunca conquistou o título europeu, mas foi vice-campeão em 2005, quando Israel conquistou o título pela primeira vez. Em 2001, a Hungria já ganhou uma medalha de bronze.

Obviamente que as mulheres francesas são as miores campeãs em relação a títulos por equipes na europa. Frédérique Jossinet (FRA) e Celine Lebrun (FRA) estão entre as estrelas da França. Os nomes como: Isabel Beauruelle, Abdellatif Amina, Catherine Fleury, Barbara Harel, Lupino Natalina, Meignan Laetitia, Meloux Sylvie, Nichilo Sarah, Karine Rambault ganharam ainda mais do que quatro títulos europeus.

A categoria masculina da França ganhou 17 vezes desde 1951.

Fabien Canu, Marc Alexandre, Michel Nowak, Bernard Pariset e Roger Vachon são nomes históricos ao ganhar pelo menos quatro títulos europeus. Mas também a equipe soviética ganhou 15 títulos europeus e incluiu alguns dos maiores lutadores como: Anzor Kiknadze, Vladimir Nevzorov, Sergey Novikov, Oleg Stepanov, Sergey Suslin e Anatoly Bondarenko todos ganharam medalhas de ouro com sua equipe.

Você pode apreciar a equipe Open European Championships este fim de semana ao vivo em sua tela a EJU TV.

Competição por equipe masculino:
França;
Rusia;
Ucrânia e
Grã-Bretanha.

Competição por equipe feminina:
França;
Russia;
Ucrânia e
Turquia.

By Dimi

domingo, 20 de setembro de 2009

Hugo Pessanha: Campeão na Copa do Mundo de Judô na Inglaterra.


O médio Hugo Pessanha conquistou medalha de ouro na etapa da Inglaterra da Copa do Mundo de judô neste domingo ao derrotar o russo Samir Guchapshev. O lutador brasileiro foi campeão ao vencer a final contra o europeu por ippon.

Com o título na categoria abaixo de 90kg, o Brasil encerra a participação na Copa do Mundo disputada em Birmingham com seis medalhas, uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

Com o resultado de Hugo Pessanha, o judoca brasileiro soma 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Além do ouro de Pessanha, subiram ao pódio na Inglaterra Raquel Silva (prata na categoria -52kg), Leandro Cunha (prata na categoria -66kg), Taciana Lima (bronze na categoria -48kg), Daniela Polzin (bronze na categoria -48kg) e Rafaela Silva (bronze na categoria -57kg).

Em seu caminho rumo ao topo no pódio, Hugo Pessanha venceu quatro lutas, sendo três por ippon. Na estreia, o brasileiro ganhou por ippon do inglês Michael Horley; na segunda rodada, passou pelo italiano Walter Facente, também por ippon. Na semifinal, vitória por yuko sobre o francês Ludivic Gobert.

Outros três brasileiros estavam na disputa do bronze neste domingo, mas acabaram derrotados. João Gabriel, Eduardo Santos e Flávio Canto saíram da Copa do Mundo sem medalhas.
 
Fonte: UOL Esporte
 
By Dimi

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Copa do Mundo em Birmingham, Grã-Bretanha



O Judô Inglês confirmou que 27 países vão competir na Copa do Mundo de 2009 na Grã-Bretanha nas categorias masculino e feminino. Será realizado no "National Indoor Arena" em Birmingham, neste fim de semana.

Cerca de 265 competidores irão entreter a multidão ao longo dos dois dias durante a primeira Copa do Mundo a ser realizada na Grã-Bretanha para homens e mulheres.

A equipe britânica comparecerá com 49 fortes competidores, pois como anfitriões podem inscrever até quatro judokas por categoria, inclui Colleen Kerr (-63kg), Sally Conway (-70kg), Sarah Adlington (78 kg) e Faith Pitman (-63kg), que foram os campeões do ano passado na Copa do Mundo da Grã-Bretanhã.

Ansioso para competir em casa e medalha de prata Sarah Clark (-63kg), na foto. Depois da decepção de sair na primeira rodada no Campeonato Mundial, Clark está determinada e quer ter um desempenho forte e contínuo.

Países confirmados incluem Alemanha, Rússia, França, Brasil, Bélgica, Áustria, Canadá, Itália, Holanda, Portugal, Andorra, Gana, Israel, Luxemburgo, E.U.A., Austrália, República Tcheca, Finlândia, Eslováquia, Nova Zelândia, Letónia, Noruega, Irlanda, Lituânia, Suécia, Hungria e Grã-Bretanha.

Haverá também muita ação fora do tatame para os espectadores, incluindo a oportunidade de conhecer uma estrela do judô japonês: Kosei Inoue, que dará autógrafos no saguão em ambos os dias do evento e do lado da Grã-Bretanha a vice-campeã Karina Bryant, também estará dando autógrafos.

As últimas três edições da Copa do Mundo em Birmingham teve vencedores diferentes. Dois anos atrás era um Campeonato masculino, e no ano passado feminino.
Em Birmingham é o primeiro evento combinado (masculino e feminino).
Birmingham também foi anfitrião do Campeonato Mundial de 1999, o Campeonato Europeu de 1995 e do Aberto Britânico até 2001.

Fonte: EJU

By Dimi

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Judô é também Defesa Pessoal.



O Judô vai além do esporte, também é Defesa Pessoal.

By Dimi

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Novo Regulamento de Arbitragem da Federação Internacional de Judô (FIJ)




ARBITRAGEM


Decisão do Comitê Executivo da FIJ em Rotterdam a partir de 21/08/09.


Introdução
O desejo da FIJ é o de defender os valores fundamentais do Judô.
Dentro deste objetivo a FIJ compromete-se a guardar e manter as finalidades educativas, físicas e mentais do JUDÔ.

"O judô é um sistema educacional, físico e mental."

Por outro lado, a FIJ não gostaria de mudar as regras de arbitragem durante o período de qualificação olímpica. Por essa razão, irá prosseguir nesta esfera, com experimentações necessárias e seu testes antes de primeiro de Janeiro de 2010.
Os experimentos serão testados durante o Campeonato Mundial Júnior 22/25 outubro 2009 em Paris.

Regras de arbitragem
"Grips Leg" -> Segurar a Calça do Adversário.

Todos os ataques diretos, com uma ou duas mãos ou com um ou dois braços abaixo da cintura não são permitidos.
Penalidade/Punição:
Primeiro ataque: - Shido
Segundo ataque: - Hansokumake

"Grips" abaixo da cintura, só são autorizadas após uma seqüência de técnicas se isso é real e sincero.
"Grips" abaixo da cintura são autorizados em contra-ataque.
Esses contra-ataques são permitidos somente dentro de uma seqüência (continuidade) de técnicas iniciada pelo adversário. Os princípios do Go no Sen e Sen no Sen.

Para uma melhor compreensão das novas regras, os árbitros vão explicar isso por um gesto apropriado quando aplicarem a punição.

Sistema de arbitragem
As luta serão avaliadas por um único árbitro, sem os 2 árbitros laterais (nos cantos).
A "Care System", terá 02 (duas) câmeras filmando a luta em 2 ângulos diferentes, será criado para ajudar o árbitro (agora único na área de luta).
Controle e fiscalização da "Care System" será feita pela Comissão de Arbitragem da FIJ.

"Golden Score"
Quanto "Golden Score" terá uma duração máxima de 02 (dois) minutos, toda a marcação da arbitragem resultante dos 04 (quatro) minutos iniciais da luta, serão conservadas durante este período, com excepção do tempo de duração da luta.
No final do "Golden Score" se nenhuma vantagem foi marcado, o árbitro tomará uma decisão levando em conta o tempo de luta inicial e o do "Golden Score".


(01/09/2009)
Em nossos Link você pode entrar no site da FIJ.

By Dimi