Sensei Angelo Villaça

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Renegado no Japão, campeão olímpico volta ao judô nos EUA de olho em Rio-2016

O campeão olímpico Satoshi Ishii chocou o mundo das lutas ao anunciar que deixaria o judô para se dedicar ao exclusivamente ao MMA logo após o ouro de Pequim-2008. Passados três anos, a estrela nipônica teve rendimento abaixo das expectativas no vale-tudo e agora dará outra guinada na carreira: voltará ao judô com a intenção de defender os Estados Unidos nas Olimpíadas de Rio-2016.


Em sua primeira luta do Campeonato Nacional nos EUA, Satoshi Ishii precisou de apenas cinco segundos para conseguir o ippon sobre Vadim Petrovici com um belo uchi-mata.
Segundo as tradicionais normas do judô japonês, um lutador nunca mais pode voltar a defender o país se trocar de modalidade. Satoshi Ishii sabia bem disso e causou grande discórdia em antigos mestres orientais ao anunciar sua decisão em 2008.

No mesmo instante em que deixou a modalidade olímpica, Satoshi Ishii foi projetado como uma das maiores promessas do MMA. Além do sucesso no judô, ele se tornou parceiro de treinos de atletas como Anderson Silva e Lyoto Machida, chegando a realizar um período de treinamentos na academia do carateca, em Belém.

As expectativas em torno do japonês também chamaram a atenção doo UFC. Ishii abriu negociação com o presidente do torneio, Dana White, mas acabou seduzido pelo alto salário do DREAM - franquia japonesa que o contratou com o intuito de levantar o MMA no país novamente.

Mas desde sua estreia contra outro ex-campeão olímpico do judô (Hidehiko Yoshida), Ishii não deslanchou. Após ser derrotado por pontos em sua primeira luta no vale-tudo, ele somou quatro vitórias consecutivas. Porém, todas elas contra adversários do segundo escalão.
O estilo do japonês não mudou: ele não conseguiu abandonar as raízes do judô. Derrubava os rivais após pouco tempo de luta em pé e buscava a finalização de alguma forma.

E como não vingou no vale-tudo, Satoshi Ishii decidiu voltar ao passado dos tatames. Já radicado nos Estados Unidos pelos treinos em academias como a Black House (dos irmãos Nogueira e de Anderson Silva), o japonês manifestou interesse em tirar a cidadania norte-americana com o desejo de participar dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a Organização de Judô dos Estados Unidos manifestou apoio à vontade de Satoshi Ishii.

Segundo a diretora de filiação, Corinne Shiguemoto, a entidade ainda não foi procurada pelo japonês, mas tem interesse em ajudá-lo a conseguir a cidadania para as Olimpíadas no Brasil – ele não tem mais tempo para conseguir o visto e se classificar para a disputa de Londres-2012.

E se depender do que demonstrou na volta aos tatames recentemente, Satoshi Ishii tem tudo para repetir o sucesso de Pequim. No fim do mês passado, ele disputou o Campeonato Nacional norte-americano e simplesmente passeou no torneio: venceu seus quatro combates da categoria absoluto por ippon em 1min de luta ou menos.

“Não temos nem como dizer não a um atleta como ele. Se ele conseguir a cidadania, vamos apoiá-lo em todos os eventos internacionais”, prometeu Corinne, animada com o atleta

Fonte: UOL Esporte