A seleção brasileira de judô estreia no Pan-Americano de Guadalajara nesta quarta-feira com uma meta ousada: conquistar medalha em todas as categorias da modalidade. A delegação conta com 14 judocas no México.
Para conseguir tal feito, o Brasil conta com judocas experientes, como os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, e os medalhistas pan-americanos Luciano Corrêa e Mayra Aguiar. Leandro Cunha, Rafaela Silva e Sarah Menezes são estreantes em Pan-Americanos, mas já têm medalha em mundiais.
- Estamos levando uma equipe forte e experiente, mesmo sabendo que nove atletas do grupo nunca participaram de uma edição de Jogos Pan-americanos ou Olímpicos. Vamos buscar o melhor resultado possível e ajudar o Brasil no quadro de medalhas. Nossa meta é medalhar em todas as 14 categorias, o que seria histórico - disse o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.
No primeiro dia de competição, o Brasil será representado por Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) a partir das 14h (de Brasília).
- Treinei bastante e a equipe inteira está bem preparada. Abrir a competição é ótimo, porque sai logo a ansiedade e o estresse. Vamos fazer de tudo para o judô começar com um bom resultado logo no primeiro dia - afirmou Maria Suelem Altheman.
O judô é o terceiro esporte que mais conquistou medalhas para o Brasil em Jogos Pan-Americanos: são 98 medalhas contra 158 da natação e 142 do atletismo. Os judocas já conquistaram 25 de ouros, 29 de pratas e 44 de bronzes.
Confira os judocas que vão representar o Brasil em Guadalajara:
Masculino
Felipe Kitadai (60kg)
Leandro Cunha (66kg)
Bruno Mendonça (73kg)
Leandro Guilheiro (81kg)
Tiago Camilo (90kg)
Luciano Corrêa (100kg)
Rafael Silva (+100kg)
Feminino
Sarah Menezes (48kg)
Erika Miranda (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Katherine Campos (63kg)
Maria Portela (70kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
Fonte: AHEBRASIL