Sensei Angelo Villaça

sexta-feira, 16 de março de 2012

Flavio Canto volta aos tatames agora como técnico.



flavio canto treino seleção feminina instituto reação 3 (Foto: Matheus Tibúrcio/Globoesporte.com)
Pouco mais de um mês depois de se aposentar, Flávio Canto volta ao mundo do judô. Dessa vez, o ex-atleta será treinador de ne waza (judô em solo) da seleção brasileira. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, ele comandou seu primeiro treino nesta quinta-feira, no Instituto Reação, em São Conrado.
Flávio Canto chega à comissão técnica com a missão de melhorar a luta em solo dos brasileiros. Especialidade do ex-judoca, o chão é uma das preocupações de Rosicléia Campos, treinadora da seleção feminina, que vê uma deficiência neste quesito entre as meninas do Brasil. Com o reforço de Flávio Canto, ela espera que esse panorama se inverta.
- Ele é referência no solo, então sua vinda é perfeita para o que queremos. Falhamos bastante nas transições, porque as atletas esperam muito a adversária, ficam um pouco indecisas. O treinamento de hoje já deu um enfoque nisso - analisou Rosicléia.
Mesmo no posto de mestre, ela repetia tal qual as judocas os movimentos que Flávio Canto mandava realizar.


- Tenho que fazer, não é? Preciso experimentar para ter um senso crítico e saber se vai funcionar no feminino, senão, como vou corrigir? - completou a treinadora.
A mesma alegria de Rosicléia por ter Flávio ao seu lado é compartilhada pelo próprio ex-judoca. Após anunciar sua aposentadoria no começo de fevereiro, ele se sente novamente em casa. Para o medalhista de bronze, o retorno também significa rever os colegas de treinamento.
- É um superprazer treinar a seleção. Quando a gente para, é normal se afastar dos amigos que fazemos no tatame. Porém, esse grupo não é uma equipe qualquer, é a minha família. Tudo o que eu aprendi, vou compartilhar com os atletas. Minha meta é tornar o Brasil uma referência na luta de solo. Nosso judô já tem uma influência do jiu-jítsu e outros esportes que usam o chão, mas quero melhorar a performance dos brasileiros nesse aspecto.
Flavio Canto no treino de judô com a seleção feminina (Foto: Matheus Tiburcio / Globoesporte.com)(Foto: Matheus Tibúrcio/Globoesporte.com)
Para alcançar o objetivo estipulado, Flávio Canto já preparou um plano de treinos. Primeiramente, pretende fortalecer o trabalho de base e posicionamento, além de desenvolver a coordenação motora dos atletas. Somente em seguida, visando os Jogos Olímpicos de Londres-2012, o ex-judoca focará em treinamentos específicos, como estudo de adversários e técnicas para superá-los.
A seleção feminina de judô treina junta no Rio de Janeiro até dia 24. As atletas se reúnem novamente em abril, tendo em vista o Campeonato Pan-Americano, que começa no dia 26 do mesmo mês, no Canadá.
Fonte: Globo Esporte e fotos:
Matheus Tibúrcio/Globoesporte.com