Sensei Angelo Villaça

segunda-feira, 30 de março de 2009

Medalhista olímpico, Canto vai esperar resultados para saber quando deixa o judô



Aos 33 anos, o medalhista olímpico de Atenas-2004, Flávio Canto, não tem certeza se seguirá lutando até as próximas Olimpíadas, em 2012. Com a aposentadoria em mente, ele vai condicionar o adeus aos tatames aos resultados que terá nesta temporada.

Desde janeiro, o carioca está recuperado da séria lesão que sofreu no cotovelo durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A luxação no cotovelo direito custou o pódio no Rio-2007, a participação no Mundial do Rio, no mesmo ano, e os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano seguinte.

"Depois do Pan, fiquei um ano sem competir. Voltei depois das Olimpíadas. Eu tenho 33 anos e acho que aposentadoria depende do tempo de cada um. Mas para todo atleta de ponta, o que define o momento de parar são os resultados. Quem se acostuma com a vitória sabe disso", afirma Canto.

Na semana passada, o brasileiro conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado na Argentina. Na final, o algoz foi, coincidentemente, o mesmo que o machucou no Rio-2007, o norte-americano Travis Stevens. "Agora, ainda estou em fase inicial de treino. Estou me preparando mesmo é para maio, para as etapas do Brasil do Grand Slam e da Copa do Mundo. Mas o objetivo final é o Mundial".

Enquanto isso, ele segue dividindo o tempo com sua ONG, a Reação, um projeto de inclusão social através do esporte em comunidades carentes, como a Rocinha. "É bastante trabalho. E eu não consigo ficar sem ele. Aos poucos eu fui me acostumando. Quem não gosta muito disso é meu técnico, que também trabalha no Reação. Ele reclama que eu não tenho tempo para me dedicar. Mas eu sei que meus melhores resultados vieram depois disso", conta o judoca.

"Às vezes, eu percebo que o tempo que eu tenho para descanso, por exemplo, é pouco. Mas eu acho que, todo minuto que eu gasto com o Reação, é mais energia que eu ganho de volta. Meus melhores resultados, o ouro pan-americano, a medalha olímpica, todos vieram depois disso", lembra.

Fonte UOL Esporte

Nenhum comentário: